Capela da Boa Nova, em Leça da Palmeira, de invocação de S. João, esteve durante muitos anos ligada aos eremitas Franciscanos, que se estabeleceram neste local até 1475, onde existia um pequeno mosteiro.
Construída sobre as rochas, a Capela da Boa Nova, está a norte da Casa do Chá com o mesmo nome —esta desenhada pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira.
A Hélio&Monteiro criou as peças em granito, para os arranjos exteriores, personalizadas da capela, lajes, topos de muro e calçada à portuguesa.
Capela da Boa-Nova ou Ermida de S. Clemente das Penhas, foi fundada em 1392 pelos franciscanos, havendo relatos da sua existência em 1369.
Neste local existiu um mosteiro franciscano, um século depois foi sendo demolido aos poucos ficando esta Capela e dois anexos, sendo duas celas onde vivia um frade que zelaria pela Ermida e um pequeno cemitério de frades.
O interior tem um retábulo de talha estilo joanino com quatro colunas e três nichos e respectivas imagens, o central tem a imagem da Senhora de Boa Nova em madeira policromada os interessados recorrem a ela no bom sucesso dos navegantes.
Fonte: https://www.facebook.com/matosinhos.pt/